É minha gente, já estamos no segundo mês do ano, os dias estão passando rápido e você o que tem feito durante esse tempo ? Estou "vivendo na pele" o sofrimento desta crise econômica que assola o nosso país, a avalanche de desemprego só cresce, jovens se formando e sem nenhuma perspectiva de emprego oque só preocupa. Quando saí do colegial minha maior preocupação era garantir logo um emprego, então pensei, vou fazer um curso técnico e depois me estabilizar... Quanta inocência de minha parte ! Hoje sou técnica em segurança do trabalho pelo Ifpa e desempregada.
É claro que ocorreram algumas propostas de emprego, porém para minha infelicidade, os cargos eram destinados somente ao sexo masculino, foi um tremendo baque e desespero, até porque eu já havia planejado a minha vida, parecia tão organizada e bem engajada, mas agora estou entrando em um mundo completamente novo e não sei quando sairei. O mundo dos concurseiros ou concursandos, como preferir, é mesmo algo viciante, nunca sabemos quando sairá o edital do famigerado concurso mas logo quando é autorizado já estamos estudando de forma antecipada é quase como uma competição atlética, quanto mais exercícios de fixação e HBC's (hora de bunda na cadeira) você multiplica mais preparado você fica.
Ano passado conheci várias pessoas desse "mundo louco", alguns mais experientes que outros mas todos com o mesmo objetivo, garantir a aprovação e ver seu nome publicado no Diário Oficial, é uma esperança e reconforto saber que em um futuro não muito distante você terá um rendimento no final do mês, e não se preocupar com possíveis desagrados como o desemprego. Confesso que fiquei bastante alegre quando tive conhecimento sobre pessoas que ajudavam e se dedicavam para motivar e auxiliar os estudantes nessa jornada, os maravilhosos coach, assisto alguns vídeos/treinamento mas não tive a oportunidade de contratar algum ainda, mas felizmente fui agraciada por dois livros maravilhosos, Como estudar para concursos públicos - Alexandre Meirelles e Como passar em provas e concursos - William Douglas, como sempre fui viciada em livros, já terminei um e já estou lendo o ultimo, respectivamente.
Como ainda não tenho nível superior vou estudando por carreiras que exigem nível médio, é até engraçado, mas apesar de toda turbulência eu fico agradecida por estar passando por tudo isso assim tão jovem e já levando uma carga imensa de responsabilidade com o futuro almejado. Não tenho filhos ainda, nem sou casada, moro com meus pais e pensar que se tudo tivesse dado certo com a iniciativa privada, como seria minha vida no futuro ? Será que ficaria nisso mesmo, me apegaria ao cargo e construiria uma família e depois viveria assim ? Acredito que tudo tem um propósito, todas as coisas que acontecem são moldes para acrescentar em algo. E eu agradeço por tudo, de verdade.
Comentários
Postar um comentário