Pular para o conteúdo principal

Mercado do ver o peso: riquezas da terra

          A partir de hoje, estarei falando sobre os principais pontos turísticos da cidade de Belém do Pará, trazendo informações sobre os detalhes de cada movimentação cultural da cidade que só cresce a cada ano que passa. O mercado do ver o peso não poderia ficar de fora, e claro, ele (o mercado) será o primeiro ponto turístico a ser retratado neste blog, espero que gostem.

         


     A cidade Belém é circulada pelo baía de Guajará, e foi no antigo mercado haver o peso onde tudo começou, sim eu disse HAVER o peso, pois era onde os portugueses se instalaram para fazer pesagem de tributos e mercadorias trazidas para a cidade. O mercado aquecia bastante a economia do local, assim como hoje.

        De lá para cá muitas coisas mudaram, sem dúvida Belém não seria a mesma se não houvesse o mercado do ver o peso, acredito que o mercado é o coração da cidade, e é impossível você visitar Belém e não ir ao mercado. A disponibilidade de frutas, verduras e alimentos em geral é imensa, peixes variados e muita história para contar. 

Antes de amanhecer o mercado já está ativo, produtos chegam e são vendidos. É a feira mais linda e agitada da cidade.

O ver o peso é tudo e um pouquinho mais... lá você encontra alimentação, o chamados restaurantes a céu aberto (baiuquinhas) onde a especialidade são peixes fritos com açaí, ô delícia!  :)


O comércio de açaí é bastante alto, onde são distribuídos para diversos locais Brasil a fora, tenso sido usado largamente nas indústrias de cosméticos e similares.

Frutas regionais e outras.

Banhos de cheiro, muito popular na região, não pode faltar.

Os produtos artesanais trazem um toque indígena e ao mesmo tempo amazônico, é imprescindível levar uma cuia, bolsa, ou até mesmo uma camisa feita em Belém do Pará. A nossa história é rica e pode alcançar diversas localidades, só basta chegar até você.


 Artesanato local, rico em detalhes, texturas e cores. Uma verdadeira explosão artística ! Espero que tenham gostado, mas antes de me despedir, quero enfatizar que o mercado abrage muito mais coisas. Em outro  momento contarei sobre o comércio, hotéis, igrejas e lojas, forte abraço. Até mais ! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varuçoba - junção de pratos

           Todo bom paraense ama comida típica de sua cidade, porque não uma varuçoba ? Hoje vou explicar o que é isso, e porque tá fazendo tanto sucesso entre nós paraenses !              A varuçoba nada mais é que uma combinação de comidas num mesmo prato, o vatapá, caruru e maniçoba juntinhos ! Ai que delícia rsrs, olha só isso :   Varuçoba                 Na cidade de Belém é rodeado de cozinheiras a céu aberto, as famosas barracas de comida típica, que chamo carinhosamente de "street fast food" e os clientes sempre pediam um pouco de cada - vatapá, caruru e maniçoba-  no mesmo prato. Os pedidos eram tantos que foi criado, quase que instataneamente o famoso prato da Varuçoba.                  E muitas pessoas criaram a preferência por esse prato, e você vai ficar de fora ? Vem logo comer a varuçoba!  Hahah...

O que te faz querer viver ?

É complicado quando chegamos a um certo ponto da vida, e não sabemos onde buscar força para viver. Conheço pessoas que passaram longos anos sem saber o verdadeiro motivo de sua existência, eu mesma tenho dias ruins, dias cinzas, aqueles dias em que dá vontade de sumir e em alguns casos extremos até de morrer... Sim, morrer mesmo. É a tal da depressão, mas chego a pensar, será que ela é mais forte que tudo ? Será mais forte que a própria vida ? Será mais forte que eu ? Será ?  Nunca saberemos de tudo, até chegar um dia em que a própria vida te "empurra e mostra" o verdadeiro significado por qual tem passado dias assim. É preciso acreditar em coisas boas, Deus em sua bondade nunca nos deixou, faça oque te impulsiona pra cima. FAÇA OQUE TE DÁ PRAZER, não vale a pena arriscar em coisas que não te acrescentam, isso vale em tudo (tudo mesmo), vida acadêmica, amorosa, financeira, enfim. É preciso estar disposto a agarrar oque te faz bem, just it ! Infelizmente ou felizmente d...

Eloi Iglesias

         O artista de hoje é um cara extremamente completo no que tange sua profissionalidade, ele é Eloi Iglesias, adorado e respeitado no mundo musical paraense. Teve uma de suas músicas mais tocadas na rádios do estado, " Pecados de Adão " nos rendeu grandes lembranças de um tempo maravilhoso vivido.           Todo bom paraense com certeza já ouviu tocar, e se emocionou. Eloi é esse misto de alegria que contagia quem o rodeia, seu show é uma diversão, alegria e esplendor. Suas fantasias e adereços nos arremata aos tempos de carnaval, tempo de FESTA.            Eloi Iglesias fez parte da militância contra a ditadura militar(1965-1985), onde foi um dos pioneiros na criação da festa da chiquita, festa essa, realizada no período pós Cirio de Nazaré. Ele também  faz parte da LGBT e expõe da forma mais linda sua eterna paixão pela arte, música e performance.