Não, eu não tenho medo nenhum sobre as possíveis críticas negativas na qual este simples post poderá ter no futuro, pois sinto uma imensa necessidade de escrever sobre esse assunto, onde muitos fecham os olhos ou simplesmente ignoram, até porque convenhamos, é bem mais fácil deixar de lado oque não tem prioridade para nós, ninguém liga mesmo ! Nem o governo !. Entretanto, Zé Ramalho artista de admirável e incontestável talento, e de uma sensibilidade apuradíssima, escreveu juntamente com o maravilhoso Alceu Valença a música atemporal e imortal "Admirável gado novo", música marcada pela crítica social onde expõe toda a fragilidade deixada por um sistema cruel na qual vivemos.
Infelizmente o Brasil - assim como tantos outros países - enfrenta a estratificação social acentuada em diversos níveis econômicos, onde muitos são pobres e "sustentam" a riqueza de uma pequena minoria. É visível em algumas estradas brasileiras a presença de crianças que trabalham sob sol escaldante vendendo frutas regionais, alimentos de origem marinha, na maioria dos casos, elas estão lá para garantir o sustento da própria família. E como não esquecer das mães e pais que sustentam através de trabalho árduo sua casa e crianças ? A mãe que é empregada doméstica, dona de casa, garçonete, feirante, babá e ainda ajuda os filhos nos trabalhos escolares e o pai que é pedreiro, padeiro, motorista, vendedor, porteiro etc. Negativo, não estou desfavorecendo a profissão de ninguém, acho digno quem acorda cedo e vai trabalhar, que enfrenta a vida e luta de forma honesta, se todos fossem assim, certamente o mundo seria bem melhor.
Certo dia ouvi minha prima dizer para a filha que já está entrando na pré-adolescência "Sabe fulana, eu não sou empregada da empresa, eu sou tua empregada ! Eu trabalho por você e para você" Ouvir aquilo, sem dúvida, foi uma das maiores verdades já ditas. E é claramente nisso que a sociedade luta, por uma geração melhor que a anterior com o melhor ensino, a melhor formação intelectual de forma que haja uma melhor condição de vida. A grande maioria dos pais não desejam o pior para seus filhos, desejam sempre o melhor, o de maior prestígio, e a única forma de reverter tal situação é através da educação, do ensino propriamente dito.
Eu poderia falar bem mais, porém acho que a reflexão individual acerca do tema é bem mais interessante. Não poderia terminar este assunto sem antes deixar um pequeno trecho da música na qual me inspirou para escrever esse post.
"Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!"
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!"
Comentários
Postar um comentário